Vantagens de comprar veículos seminovos

0

O sonho do carro zero pode não ser uma realidade para muitos brasileiros. Enquanto isso, os seminovos proporcionam diversas vantagens.

Adquirir um automóvel usado pode ser a solução para muitos dos desafios que envolvem a compra de um veículo zero-quilômetro. Se você começou a pesquisar um carro novo, provavelmente sabe que eles têm um preço bem mais alto, depreciação e custos com documentação e seguro.

Apesar de não ter o prazer de sentir aquele cheiro de carro novo, os seminovos mantêm muitas das qualidades de um carro novo e ainda trazem vantagens tentadoras.

Despertamos sua curiosidade? Continue a leitura e conheça todas as vantagens de comprar um veículo semi novo. 

Vantagens de comprar um carro semi novo

1. Você pode ter mais acessórios 

Com uma pesquisa rápida você já consegue descobrir que comprar um carro zero inteiramente equipado é algo bem difícil por conta do valor elevado. Por isso, muita gente que decide comprar um 0KM acaba escolhendo modelos mais simples para economizar.

Nesse sentido, o mesmo valor que você gastaria para comprar um carro 0KM sem muitos acessórios, você pode usar para comprar um seminovo completo, todo equipado com:

  • Airbags (frontais, superior e inferior) para passageiros;
  • Sistema de frenagem avançado;
  • Câmeras laterais e traseiras;
  • Sensores anticolisão;
  • Câmbio automático; 
  • Ar-condicionado, dentre outros.

2. Valor de compra mais atrativo

O carro 0KM sofre grande depreciação logo quando sai da concessionária, variando entre 20% do seu valor total, com mais 10% após um ano. 

Portanto, adquirir um seminovo pode significar uma boa economia, principalmente se o modelo que você deseja tiver pouco tempo de uso.

Uma oportunidade é encontrar um vendedor que tenha tido dificuldade em dar continuidade às parcelas de seus veículos 0km, iniciadas há um ou dois anos. Assim você adquire um veículo praticamente novo por um valor bem menor. 

3. Permanência da garantia

As concessionárias que vendem veículos seminovos normalmente oferecem garantia de três meses. Mas além dessa garantia, muitos modelos ainda contam com a proteção de fábrica. 

Isso é possível graças às montadoras que aumentam o tempo de assistência de seus veículos para ganhar destaque em relação às suas concorrentes. Em geral, elas dão garantia de três anos a partir da primeira compra. Já alguns carros intermediários e os de luxo podem contar com garantia de até cinco anos. 

4. Motores mais econômicos

Atualmente, surgem diversos motores econômicos no mercado, como os turbinados e os híbridos, que gastam menos combustível e garantem boa potência. No entanto, por esses modelos serem mais valorizados, comprar um carro 0KM nessas configurações acaba sendo um pouco inacessível por conta dos altos valores. 

Logo, uma forma viável para usufruir dessa tecnologia e economizar é comprando um seminovo equipado com um motor desse tipo.

Maior capacidade de negociação

Por conta da grande variedade de carros seminovos e a competitividade entre os revendedores, existem boas oportunidades de negociação para diminuir preços.

Assim, você consegue negociar descontos e conseguir um carro que atenda suas necessidades. Mas vale lembrar a importância de pesquisar o valor atualizado do modelo que você tem interesse por meio da Tabela FIPE.

5. Economia com documentação

Uma das melhores vantagens de comprar um seminovo é o custo baixo da documentação. Um exemplo disso é que os custos com a transferência da documentação são de, em média, R$ 200. Já para fazer o emplacamento de um carro novo é preciso desembolsar cerca de R$ 1.200.

Vale ressaltar que a maioria dos usados vêm com IPVA e DPVAT pagos. Além disso, é comum que eles estejam protegidos por uma seguradora. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.