Veja quais são os prós e contras de se tornar um Uber

Descubra neste artigo quais são os principais benefícios e desafios de se tornar um Uber!

Pensando em pegar um trabalho secundário para Uber? A promessa de uma boa renda e um horário flexível é sedutora, mas considere primeiro estes prós e contras.

Procurando ganhar algum dinheiro de lado à medida que seu negócio cresce? 

Alguns empresários estão gerando renda extra dirigindo para Uber ou 99, mas como qualquer bom empresário, você sabe que qualquer tempo não gasto diretamente na construção do seu negócio é melhor que seja tempo bem gasto.

Portanto, quais são os prós e os contras de trabalhar como motorista terceirizado para Uber, ou seja, se tornar um Uber?

Confira!

Quais são os benefícios e desafios de se tornar um Uber?

se tornar um uber

1. Horário flexível

Possivelmente a maior vantagem para um trabalho como este é o horário flexível. 

Você pode trabalhar tanto ou tão pouco quanto quiser e durante qualquer hora. Não há necessidade de programar sua condução em torno de outras atividades. Você pode dirigir quando tiver tempo.

Muitas vezes, empregos de meio período com horário flexível vêm com um salário adequado para um estudante do ensino médio que trabalha em seu primeiro emprego. Isso não vai funcionar para um empresário em início de carreira.

Como qualquer trabalho deste tipo, à medida que os motoristas aprendem a utilizar a plataforma, eles são capazes de maximizar sua eficiência aumentando seu salário por hora.

Desse modo, se o Uber respondesse, provavelmente diria que a flexibilidade do trabalho é um valor melhor para seus motoristas do que o horário fixo do mercado.

2. Impostos

Os tribunais decidiram que os motoristas Uber são empreiteiros independentes em vez de empregados. Por causa disso, os motoristas não são elegíveis para pagamento de horas extras ou benefícios e o motorista é responsável pelo pagamento de seus próprios impostos. 

Felizmente, como um contratante independente, você pode deduzir despesas associadas à sua renda comercial, incluindo a dedução padrão de milhagem para as milhas que você viaja para sua empresa. 

Uma boa regra geral é economizar 25% de sua renda para impostos, mas você provavelmente pagará muito menos após as deduções.

3. Seguro

Como motorista de aluguel, sua apólice de seguro pessoal de automóvel não cobre seu veículo quando você está trabalhando como motorista. 

Muitos erroneamente disseram que os motoristas têm que fornecer sua própria apólice comercial, mas Uber fornece um seguro comercial que cobre o veículo desde o momento em que a viagem começa até quando ela termina. 

Além disso, também está incluída a cobertura de motoristas não segurados junto com outras coberturas, incluindo a cobertura quando o motorista estiver entre as viagens. 

4. Desgaste

Os carros se depreciam rapidamente e provavelmente o maior inimigo do valor do seu carro é o número de km rodado. 

À medida que você faz mais km, o valor do seu carro cai e a quantidade de reparos aumenta. 

Há também o desgaste normal de ter pessoas entrando e saindo do banco de trás de seu carro. Haverá manchas, derramamentos, danos acidentais e o desgaste normal que vem com o uso frequente.

Embora o Uber o ajude com algumas despesas – limpeza de vômitos ou outras manchas, por exemplo – o desgaste de seu carro é uma despesa que recai sobre você. 

Portanto, economize uma parte de seus ganhos para comprar um carro novo. Você vai precisar desse dinheiro muito antes que o motorista casual o faça.

5. Sua segurança

A maioria das pessoas pensaria duas vezes em pegar uma carona, mas como motorista de aluguel, você está deixando estranhos entrarem em seu carro. 

Uber faz o seu melhor para selecionar os motociclistas, tendo um sistema de feedback onde tanto o motorista quanto o motociclista se classificam um ao outro, mas não há como mitigar completamente o risco para sua segurança pessoal. 

Há também muitos relatórios online de passageiros que fazem avanços inapropriados sobre os motoristas e o inverso. 

Mas como qualquer serviço tão grande como o Uber, os relatórios de incidentes negativos sempre ganharão mais atenção do que a maioria das viagens que acontecem sem incidentes e acabam sendo uma experiência agradável para todos os envolvidos. 

Todos os motoristas devem tomar as precauções apropriadas e ter sempre a mente voltada para a segurança.

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Imagem padrão
Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing digital, empreendedorismo, finanças e carros. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!

Deixar uma resposta